Análise de conteúdo – matriz
Entrevistado: Professor Universitário de Físico-química I, Eletroquímica, Informática na química
Local da entrevista/meio de entrevista: Entrevista realizada via e-mail ( gmail) e MSN
Duração da entrevista: 20 min
Tema | Categorias | Sub-categorias | Indicadores/unidades de registo | Unidades de Contexto |
Perfil do Entrevistado Pensamento dos Professores em relação às Redes Sociais Participação em Redes Sociais Expectativas sobre o uso de redes sociais no ensino | Professor Que imagem têm os professores das redes sociais e da sua utilidade no ensino Em que situações os professores utilizam as redes sociais Como esperam os professores poder beneficiar com utilização das redes sociais no ensino? | Gênero Idade Professor Universitário Formação que realizou no domínio das TIC Participa em alguma rede social? Como avalia a sua utilização das redes sociais como nova modalidade de socialização dos jovens? Supõe que este novo meio de comunicação poderá também ser utilizado como ferramenta no ensino? Se sim, que funcionalidades destaca: Já utilizou as redes sociais como extensão da sala de aula? Em caso afirmativo que atividades desenvolveu: Utiliza as redes sociais com seus amigos e parentes Distinga o tipo de atividades que realiza com alunos, colegas, amigos e parentes Reconhece às redes sociais algumas das potencialidades para o ensino descritas na Web? Em caso afirmativo, quais: Se já utilizou as redes sociais em contexto educativo, usou a sua conta de utilizador normal ou criou uma conta específica para o “ensino”? E os alunos? Admite inspirar-se em práticas que conheça via redes sociais? Já utilizou alguma rede social com seus alunos para debater e trocar ideias sobre o conteúdo em estudo? Em caso afirmativo explicite os objetivos pedagógicos Se não utiliza nem equaciona utilizar as redes sociais no ensino, justifique porquê | Masculino 37 anos Físico-química I, Eletroquímica, Informática na química Autodidata Facebook, Orkut e Google Plus A socialização não é só dos jovens Todos meios de comunicação podem ser usados de alguma forma para o ensino. vídeos, chat, fórum, lista de discussão, twitter, blog, site, Google Docs, wiki, imagens, banco de dados interativos, bancos de dados temáticos, mapas interativos, gráficos interativos, etc) As disciplinas nas quais trabalho não demandam o uso de redes sociais em sala de aula Fazer divulgação da química, e convido aos alunos interessados a participarem das mesmas Sim. Utilizo Facebook, Orkut e Google Plus Troca de idéias, compartilhamento de informações, fotografias e vídeos As redes sociais são muito úteis para o ensino O que é interessante em uma rede social é a interação estar aberta para todos que desejam aproveitar, e não apenas para um grupo fechado de pessoas. Utilizo redes sociais para a divulgação da ciência e da química. Para tal propósito criei contas específicas para a divulgação Sim Não faço da rede social uma obrigação para os alunos Interação | “Professor Universitário de Físico-química I, Eletroquímica, Informática na química – 37 anos 37 anos Físico-química I, Eletroquímica, Informática na química Usuário da internet desde 1992 Já estive inscrito em outras redes sociais para avaliar a estrutura das mesmas (por exemplo, http://www.researchgate.net/ ) Encaro as redes sociais como algo natural Só dependemos que as partes estejam interessadas no diálogo e no aprendizado que tal interação possa proporcionar. Todas as funcionalidades presentes na internet tem a possibilidade de serem utilizadas no ensino. A utilidade vai depender do assunto e do interesse dos participantes (professores, alunos, tutores, autodidatas, etc.). Mas costumo utilizar as redes sociais para fazer divulgação da química, e convido aos alunos interessados a participarem das mesmas. No entanto não faço nenhum tipo de cobrança quanto à participação dos alunos nestes meios. Opto pela espontaneidade e por incentivar o prazer na participação. Participa quem quer e quem gosta. Sim. Utilizo Facebook, Orkut e Google Plus. Troca de idéias, compartilhamento de informaçõe, fotografias e vídeos Redes sociais precisam de um número elevado de participantes para manterem a vivacidade. Caso contrário ninguém participará pelo simples fato de que não tem nada disponível por lá. É o tradicional dilema “Ninguém participa porque não tem nada e não tem nada porque ninguém participa.”. Mas costumo também usar minha conta pessoal para fazer a divulgação da ciência. Faço isto porque gosto do assunto e é isto que me interessa. Sempre que possível acompanho as redes sociais relacionadas com a ciência e educação em busca de novas idéias e experiências. Faço dela uma forma normal de interação |
Unidade de contexto: segmento todo onde se insere a unidades de registo; esta por sua vez é uma parte da unidade de contexto que funciona como um indicador que permite perceber porque razão está associada a uma determinada subcategoria. Categoria é mais geral e abstracta que engloba várias subcategorias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário