MCEM

MCEM

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Transcrição da Entrevista


Grupo E-Sophi@ - Guião de Entrevista Versão 2

Cristina Pereira

I – Perfil do Entrevistado


1.Género:
Masculino __X_ Feminino ___
2. Idade _37__
3. Habilitações Literárias _ Química;
4. Grupo de Recrutamento _Universidade Federal do Pampa (Bagé- Brasil)
5. Docência (Nível de ensino):
1º CEB____ 2ºCEB ___ 3ºCEB ___ Secundário ___ Superior__X__
6. Disciplina (s) que lecciona ___Físico-química I, Eletroquímica, Informática na química
7. Anos de serviço na docência _05__
8. Escalão da carreira docente _ Professor Adjunto 2 (efetivo)
9. Qual a formação que realizou no domínio das TIC? __Autodidata (usuário da internet desde 1992)

II – Pensamento dos Professores em relação às Redes Sociais


OBJECTIVOS: Que imagem têm os professores das redes sociais e da sua utilidade no ensino?

1. Participa em alguma rede social?
Participo ativamente do Facebook, Orkut e Google Plus. Mas já estive inscrito em outras redes sociais para avaliar a estrutura das mesmas (por exemplo, http://www.researchgate.net/ )

2. Como avalia a sua utilização das redes sociais como nova modalidade de socialização dos jovens?
A socialização não é só dos jovens e encaro as redes sociais como algo natural.

3. Supõe que este novo meio de comunicação poderá também ser utilizado como ferramenta no ensino?
Todos meios de comunicação podem ser usados de alguma forma para o ensino. Só dependemos que as partes estejam interessadas no diálogo e no aprendizado que tal interação possa proporcionar.

3.1 Se sim, que funcionalidades destaca?
Todas as funcionalidades presentes na internet tem a possibilidade de serem utilizadas no ensino. A utilidade vai depender do assunto e do interesse dos participantes (professores, alunos, tutores, autodidatas, etc.). Para citar algumas funcionalidades úteis: vídeos, chat, fórum, lista de discussão, twitter, blog, site, Google Docs, wiki, imagens, banco de dados interativos, bancos de dados temáticos, mapas interativos, gráficos interativos, etc)

III – Participação em Redes Sociais

OBJECTIVOS: Em que situações os professores utilizam as redes sociais?

1. Já utilizou as redes sociais como extensão da sala de aula? Em caso afirmativo que atividades desenvolveu?
As disciplinas nas quais trabalho não demandam o uso de redes sociais em sala de aula. Mas costumo utilizar as redes sociais para fazer divulgação da química, e convido aos alunos interessados a participarem das mesmas. No entanto não faço nenhum tipo de cobrança quanto à participação dos alunos nestes meios. Opto pela espontaneidade e por incentivar o prazer na participação. Participa quem quer e quem gosta.

2.       Utiliza as redes sociais com seus amigos e parentes?
Sim. Utilizo Facebook, Orkut e Google Plus.

3. Distinga o tipo de atividades que realiza com alunos, colegas, amigos e parentes.
Troca de idéias, compartilhamento de informaçõe, fotografias e vídeos.

IV – Expectativas sobre o seu uso no ensino

OBJECTIVOS: Como esperam os professores poder beneficiar com utilização das redes sociais no ensino?

1. Reconhece às redes sociais algumas das potencialidades para o ensino descritas na Web? Em caso afirmativo, quais?
As redes sociais são muito úteis para o ensino. O que é interessante em uma rede social é a interação estar aberta para todos que desejam aproveitar, e não apenas para um grupo fechado de pessoas.
Redes sociais precisam de um número elevado de participantes para manterem a vivacidade. Caso contrário ninguém participará pelo simples fato de que não tem nada disponível por lá.
É o tradicional dilema “Ninguém participa porque não tem nada e não tem nada porque ninguém participa.”.

2. Se já utilizou as redes sociais em contexto educativo, usou a sua conta de utilizador normal ou criou uma conta específica para o “ensino”? E os alunos?
Utilizo redes sociais para a divulgação da ciência e da química.
Para tal propósito criei contas específicas para a divulgação. Mas costumo também usar minha conta pessoal para fazer a divulgação da ciência. Faço isto porque gosto do assunto e é isto que me interessa.

3. Admite inspirar-se em práticas que conheça via redes sociais?
Sim. Sempre que possível acompanho as redes sociais relacionadas com a ciência e educação em busca de novas idéias e experiências.

4.Já utilizou alguma rede social com seus alunos para debater e trocar ideias sobre o conteúdo em estudo? Em caso afirmativo explicite os objetivos pedagógicos.

Não faço da rede social uma obrigação para os alunos. Faço dela uma forma normal de interação.


5. Se não utiliza nem equaciona utilizar as redes sociais no ensino, justifique porquê.
--

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores